Notícias

Ministério da Saúde acatou parecer da CONITEC para a inclusão de tratamento biológico para a artrite psoriásica

A decisão beneficia diretamente os pacientes que tiveram uma resposta inadequada ao tratamento anterior com medicamentos antirreumáticos modificadores do curso da doença (DMARDs) ou que não tiveram sucesso no tratamento com medicamentos biológicos anti-TN.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde publicou a sua decisão de incorporar o medicamento secuquinumabe (Cosentyx®) para o tratamento da artrite psoriásica ao Sistema Único de Saúde (SUS), acatando o parecer da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC)1. A decisão beneficia diretamente os pacientes que tiveram uma resposta inadequada ao tratamento anterior com medicamentos antirreumáticos modificadores do curso da doença (DMARDs) ou que não tiveram sucesso no tratamento com medicamentos biológicos anti-TNF. Cosentyx® deverá ser disponibilizado aos pacientes do SUS quando houver a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), que deve ocorrer dentro de um prazo de 180 dias após a publicação em Diário Oficial da União.

Artrite psoriásica é uma doença crônica, inflamatória, que afeta tanto as articulações quanto a pele. Trata-se da junção de duas manifestações clínicas: a artrite (dor e inflamação nas articulações) e a psoríase (lesões descamativas na pele)2. Os sintomas incluem dor e rigidez nas articulações, psoríase na pele e nas unhas, dedos inchados, inchaço doloroso persistente dos tendões e danos irreversíveis nas articulações2,3,4

Recentemente apresentado no Congresso Americano de Reumatologia – 2017 ACR/ARHP Annual Meeting San Diego, o estudo FUTURE 5 é o maior estudo randomizado já realizado com um biológico, com quase mil pacientes por 24 semanas, e confirmou que o secuquinumabe inibiu danos nas articulações de pacientes com artrite psoriásica5.

Sobre a Novartis

A Novartis provê soluções inovadoras de saúde que atendem a necessidades em constante evolução dos pacientes e sociedades. Sediada na Basileia, na Suíça, a Novartis oferece um portfólio diversificado para melhor atender a essas necessidades: medicamentos inovadores; medicamentos econômicos, como genéricos e biossimilares; e soluções para o cuidado com os olhos. A Novartis lidera globalmente cada uma dessas áreas. Em 2017, o Grupo alcançou vendas líquidas de US$ 49,1 bilhões, com investimentos em P&D de aproximadamente US$ 9 bilhões. As empresas do Grupo Novartis empregam cerca de 122 mil colaboradores. Os produtos da Novartis são comercializados em aproximadamente 155 países ao redor do mundo. Para mais informações, visite http://www.novartis.com.

www.acritica.net