A psoríase é uma doença inflamatória crônica que causa placas avermelhadas espessas na pele, cobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas. Essas lesões podem apresentar coceira, dor e descamação.
A doença afeta profundamente a qualidade de vida dos pacientes, indo muito além da questão estética da pele. Apesar de não ser contagiosa, a psoríase pode provocar constrangimento e até isolamento social: mesmo pessoas que manifestam sintoma moderados da doença relatam que a psoríase impacta em suas atividades diárias.
Existem diferentes tipos de psoríase, sendo a psoríase em placas a mais comum, que atinge 85-90% dos pacientes. Mais de um terço das pessoas com psoríase em placas apresentam sintomas moderados e graves, que podem ser mais difíceis de tratar. Esses pacientes têm mais de 10% da superfície do corpo afetada, de acordo com a maioria dos estudos, ou regiões mais sensíveis e expostas, como mãos e pés, o que traz ainda mais impacto na qualidade de vida.
As áreas do corpo mais afetadas pela psoríase incluem couro cabeludo, cotovelos, joelhos, a parte inferior das costas, rosto, nádegas, mãos e pés, mas a doença pode atingir outras regiões.
Estima-se que a psoríase atinja até 3% da população, no Brasil 5 milhões de brasileiro e 125 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença afeta igualmente homens e mulheres.
Em algumas pessoas, uma forma de artrite, chamada artrite psoriásica, pode se desenvolver. Estudos também relacionam a psoríase a chances elevadas de diabetes, colesterol alto, derrame e ataque cardíaco.

O que ocorre no interior da pele?
a psoríase há uma renovação acelerada das células da pele, devido à uma falha que provoca a hiperatividade do sistema imune do paciente. Em pessoas saudáveis, as células da pele se multiplicam nas camadas mais profundas da pele e levam em média um mês para chegar à superfície. Nas pessoas com psoríase o sistema imune emite “alertas falsos” que fazem com que esse processo ocorra de forma acelerada, e em poucos dias as novas células chegam à superfície da pele. Isso ocorre de forma contínua e provoca a formação das placas, descamação e os demais sintomas da psoríase.

Quando e por que a psoríase se manifesta?
A psoríase pode se manifestar em qualquer fase da vida, inclusive na infância, apesar de ser mais comum na vida adulta. Os sintomas aparecem quando há uma combinação de fatores relacionados ao meio ambiente e outros genéticos, que modificam o ciclo de vida natural das células da pele. Entre os “gatilhos” externos que podem contribuir com o aparecimento da psoríase estão estresse, lesões e machucados anteriores na pele (vacinas, queimaduras de sol e arranhões) e uso de certas medicações (como lítio, medicamentos antimaláricos e anti-hipertensivos).
A psoríase é recorrente, ou seja, os sinais e sintomas podem desaparecer e voltar após um período não determinado de tempo – e assim seguir por toda a vida. Tanto a duração quanto a gravidade da doença diferem entre os pacientes, podendo ser leve, moderada ou grave.