A artrite psoriásica – também chamada de artrite psoriática ou psoríase atropática – é um tipo de psoríase na qual as articulações também são afetadas pela inflamação, além da pele . Até 30% dos pacientes com psoríase manifestam também os sintomas da artrite, mas a gravidade das lesões na pele e sintomas nas articulações nem sempre ocorrem ao mesmo tempo e/ou com a mesma intensidade.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele que causa lesões avermelhadas espessas, coceira, dor e descamação. Os impactos da psoríase vão muito além da pele, pois a doença afeta de forma profunda a qualidade de vida dos pacientes.

Já a artrite é uma inflamação dolorosa e potencialmente debilitante nas articulações do corpo (popularmente chamadas de juntas). Se não diagnosticada e tratada de forma correta, a artrite pode levar à deformidade permanente dos ossos e gerar limitações de mobilidade irreversíveis. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais.

Ainda não há um padrão estabelecido quanto à hereditariedade da artrite psoriásica, mas já se sabe que cerca de 40% das pessoas afetadas possuem ao menos um familiar próximo com psoríase ou artrite psoriásica. A doença, que atinge igualmente homens e mulheres, é mais comum entre os 30 e 50 anos de idade, mas pode manifestar-se até mesmo na infância.

Quem chega primeiro, a psoríase ou a artrite?

Na grande maioria dos casos (cerca de 85%), os pacientes com atrite psoriásica manifestam primeiro as lesões avermelhadas da psoríase na pele e depois diagnosticam a inflamação nas articulações. Entretanto, é possível que o contrário também ocorra, ou seja, as articulações sejam afetadas antes da pele.

Há casos em que a artrite psoriásica ocorre em pessoas que não manifestam os sintomas da psoríase na pele – ao menos não de forma visível. Essa manifestação é menos comum.

O que revela o nome “artrite psoriásica”?
– Artro5 = junta, junção
– Ite6 = inflamação
– Psora7 = coceira
As articulações, ou “juntas” do corpo

As articulações são conhecidas popularmente como “juntas”, e de fato são responsáveis pela junção dos diferentes ossos. É graças às articulações que corpo tem mobilidade.8

A artrite psoriásica pode afetar poucas articulações do corpo, neste caso é chamada de oligoartrite, ou muitas articulações, quando recebe o nome de polioartrite. Entre as articulações afetadas pela artrite psoriásica, podem estar as articulações das pontas dos dedos, da medula espinhal, sacroilíacas (parte baixa da coluna vertebral) e da mandíbula, entre outras.
A pele

A pele é o maior e mais exposto órgão do corpo humano. Justamente por isso, ela está sujeita a muitas lesões do ambiente exterior, como cortes, queimaduras, arranhões, etc.

Mas as lesões de pele também podem acontecer de dentro para fora. Na psoríase e na artrite psoriásica, por exemplo, a inflamação começa nas camadas internas da pele até que as lesões se manifestam externamente.

As doenças e complicações associadas à pele geralmente têm consequências mais amplas na saúde e qualidade de vida das pessoas afetadas. O impacto pode ser abrangente, atingindo a vida social, os relacionamentos e a empregabilidade dos pacientes.

TIPOS DE ARTRITE PSORIÁSICA

A artrite psoriásica se manifesta de cinco diferentes formas, que variam de acordo com as regiões do corpo afetadas e também a gravidade da inflamação. Confira os seguintes tipos de artrite psoriásica abaixo:

1. Oligoarticular: é quando a inflamação atinge poucas articulações (cinco ou menos). Pode afetar grandes articulações, como do joelho e tornozelo, ou pequenas, como das mãos e pés.

2. Poliarticular: ocorre quando há inflamação de muitas articulações ao mesmo tempo. Tem manifestação semelhante a da artrite reumatoide. Qualquer articulação pode ser afetada, e os sintomas variam de leves, moderados a graves.

3. Distal: afeta as articulações das pontas dos dedos das mãos e dos pés, chamadas de articulações distais. Essa forma de artrite psoriásica frequentemente atinge também as unhas.

4. Envolvimento da coluna: quando a inflamação afeta principalmente as articulações da parte inferior da coluna vertebral – a parte baixa das costas. Gera dor e rigidez nessa região e também no pescoço. As articulações dos braços, pernas, mão e pés também podem ser afetadas.

5. Mutilante: é o tipo menos comum de artrite psoriásica, porém, é o mais grave. Pode provocar inflamação severa nas articulações, principalmente nas mãos e pés, resultando em deformações irreversíveis e problemas de movimentação.